quinta-feira, 12 de novembro de 2009

Roupa = Linguagem corporal !

Muito mais que um pedaço de pano, a roupa expressa uma identidade, uma linguagem. Através dela podemos identificar classes sociais, nacionalidades, culturas e até estado de espírito! Não tem aqueles dias que a gente tá meio down e sem querer, optamos por roupas mais sóbrias, escuras e nos dias alegres, a gente quer irradiar a nossa alegria, aí colocamos aquelas roupas beeeeeem coloridas, rosa, amarelo, azul turquesa!!!

Jovens punks

A roupa pode ser usada também, como forma de protesto, manifestação cultural e/ou ideológica, como os hippies (década de 60) e o movimento punk (década de 70), que quebraram os padrões da moda tradicional para demonstrar sua insatisfação com o sistema.

Woodstock - manifestação hippie 1969

Nas fotos podemos ver a roupa como expressão de nacionalidade e linhagem , como o Kilt , traje típico usado pelos escocêses , onde cada padronagem representava originalmente um clã.


Nos países do Oriente Médio, a Burca usada pelas mulheres, tem caráter cultural e religioso.


Na India, o Sari, traje montado no próprio corpo com uma só peça de tecido, sua origem remonta a 5 mil anos, como vestimenta religiosa, que se tornou o traje típico da mulher indiana.


Assim podemos constatar que a roupa é uma linguagem universal de comunicação.
A roupa funciona como um cartão de visita de quem a veste, por isso é importante estarmos vestidos adequadamente para cada ocasião.

Nenhum comentário:

Postar um comentário