sexta-feira, 23 de abril de 2010

Ilustração de moda!

Gente esse texto é tirado de um trabalho da minha amiga, parceira de todos os trabalhos e quem sabe futura sócia, uhuuu! rsrs!, Fabíola Sens. Na verdade o trabalho era nosso, mas a gente tinha a seguinte combinação, como tínhamos que entregar trabalhos para essa matéria toda semana, uma semana era minha e a outra era dela, então, esse sobre ilustração de moda acabou caindo na semana dela e ficou MARA! A teacher adorou!!!
A ilustração de moda está voltando com tudo! É um mundo que cada vez mais pessoas estão descobrindo e apreciando. Na década de 20 a ilustração estava em alta, muitos ilustradores retratavam o que acontecia na moda e as tendências do momento, divulgando roupas, estilos e criadores. Nessa época, a publicidade e os editoriais de moda eram feitos com ilustrações, ainda não se usava fotografia. Em 1960 a fotografia entra com força total e o desenho é deixado de lado.
Atualmente há uma retomada da ilustração de moda, agora com um aparato técnológico e de forma pontual, voltada para determinados conceitos e ideias de comportamentos que as marcas querem passar.
Alguns ilustradores importantes:

David Downtown:
Quando começou o seu trabalho com moda e alta costura, sentia-se despreparado, achava que o Couture era realmente um universo paralelo, um reino de indulgência, mas também extremamente inspirador para um artista ou ilustrador. Um mundo das mulheres mais bonitas, onde os designers trabalham sem limites. Para David o que torna o assunto moda mais interessante é o sentido do corpo na moda. Atualmente em sua cartela de clientes se encontram: Tiffany & Co., Top Shop, Chanel, Dior, L'oreal, Vogue, Harper's Bazaar, entre outros.

Ilustração de David Downtown:

Alceu Penna:
Foi um artista brasileiro muito reconhecido. Suas ilustrações fizeram sucesso nos anos 60 e 70. Formado em belas artes, desenhava muito, o tempo todo. Autodidata, tinha um traço ágil e um estilo inconfundível. Fazia cartazes, cenários, figurinos e renovou a fantasia de Carmem Miranda quando ela foi para Hollywood com "Banho de lua".
Algumas ilustrações de Alceu Pena:
Angéline Mélin:
Outra ilustradora de muito talento, é Angéline Mélin. Uma jovem francesa, apaixonada pelo mundo da moda. Suas ilustrações são incríveis e extremamente fashion. Seus desenhos deixam claro sua jovialidade e frescor. Apaixonada por estilistas de peso como Balenciaga e Louboutin, Angéline juntou suas duas paixões, desenho e moda. Estudou desenho por três anos em uma escola de artes e fez o colegial em uma escola na França especializada em moda. Hoje seus trabalhos podem ser vistos em diversas revistas e sites de moda. Seus desenhos encantam quem os vê!

Quem quiser saber mais sobre David Downtown é só entrar no site: http://www.daviddownton.com/index.html e Angéline Mélin, é só entrar no blog dela: http://www.angelinemelin.com/
Espero que vocês tenham gostado do texto (claro que eu dei uma resumida básica) e aprendido um pouco mais sobre o universo gigante da moda!
Valeu Fabi! Arrasou amiga!!!

5 comentários:

  1. Ih amiga, adorei!!!! Thanks for the credits!!!!

    ResponderExcluir
  2. Que linda essas ilustrações. E saber sobre essas "curiosidades" desse meio que nós adoramos, é tudodebom! :)

    Beijos
    http://cheiadefrescura.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  3. As ilustrações tão super foufas! Queria desenhar assim xD

    ResponderExcluir
  4. Ilustrações lindas, amei as da Angéline!

    Beeijos

    ResponderExcluir
  5. nossa amei tudo q le e vi!bjs
    Lú marquessss!!!

    ResponderExcluir